
Teste de Cálcio (Ca) Sera - (Água Salgada)
Teste de Cálcio (Ca) Sera - (Água Salgada)
Informações
Teste de Cálcio (Ca)
Corais e outros invertebrados necessitam permanentemente de uma quantidade suficiente de cálcio para assegurarem um crescimento uniforme. O nível de cálcio natural no oceano é de cerca de 410 mg/l. Em aquários de água salgada os valores ideais situam-se entre 400 a 450 mg de cálcio por litro de água. Por isso, é necessária a verificação regular do nível de cálcio no seu aquário. Este teste pode ser feito simples e rapidamente com o testes de cálcio (Ca) de sua confiança e de qualidade.
Instruções de uso
ATENÇÃO: Antes de utilizar o tubo de teste, lave-o com água Deionizada ou de R.O. e seque com um papel toalha, eliminando qualquer resíduo de testes anteriores. Os reagentes do teste de Ca são sensíveis a luz. Mantenha-os em local escuro, de preferência dentro da caixa. Evite ao máximo a exposição dos reagentes a luz.
- Agite bem os reagentes antes de usar! 1.
- Lave a proveta várias vezes com a água que vai analisar e encha-a até aos 5 ml.
- Seque o exterior da proveta.
- Junte 8 gotas do reagente 1 e agite a proveta até que o líquido esteja bem distribuído. Uma ligeira turvação não influencia a eficiência do teste.
- Junte 1 colher de medida (branca) do reagente 2 e agite suavemente!, até o pó se dissolver.
- Adicione o reagente 3 gota a gota, conte as gotas e depois de cada 5 gotas reduza a pressão dos dedos sobre a garrafa, de modo a entrar ar para a garrafa. Agite a proveta depois de cada gota, até que a cor mude de rosa, passando pelo lilás até ao azul e se mantenha assim durante no mínimo 30 segundos, agitando ocasionalmente.
- O reagente 3 está disponível em frascos recarga de 15 ml. 5. O número de gotas multiplicado por 20 indica o nível de cálcio em mg/l, por exemplo, 20 vezes 15 gotas do reagente 3 = 300 mg de cálcio por litro.
- Limpeza: Antes e após cada teste, a proveta tem que ser bem lavada com água corrente. Feche os reagentes logo após o uso, sem trocar as tampas. Guardar à temperatura ambiente e longe da luz.
Produtos de qualidade Sera e informações úteis, podem ser obtidos nas lojas da especialidade.
O Cálcio (Ca)
Os corais e os outros invertebrados usam o cálcio da água do mar em que vivem. Enquanto que, no oceano, existe um suprimento inesgotável de cálcio, no aquário marinho, o cálcio e a alcalinidade esgotam-se rapidamente. Para favorecer o crescimento saudável e natural dos corais, é essencial um suprimento de cálcio equilibrado.
A água marinha natural possui um teor de cálcio de aproximado de 410 mg/l, uma alcalinidade de 6,5 °dH e um pH de 8,2. Estes três parâmetros atuam em conjunto a fim de atingir a saturação de cálcio da água – decisiva para o crescimento ideal de corais e algas vermelhas calcárias.
Manter os valores de cálcio, alcalinidade e pH equilibrados e estáveis é fundamental para um aquário marinho, e o crescimento ideal de corais e das algas calcárias. Existem diversas formas de se conseguir isso, entretanto o monitoramento constante destes parâmetros é a forma mais simples e eficiente de saber o que fazer e como corrigir os possíveis desequilíbrios, conseguindo assim as melhores condições para um tratamento bem sucedido.